Viajar sozinha é uma experiência à parte. Não sei se com todo mundo funciona assim, mas parece que cada etapa dos preparativos carrega ainda mais intensidade. Entre elas, claro, a escolha do destino. E se a ideia é conhecer uma pérola nacional, logo vem a dúvida: quais são os melhores lugares para viajar sozinha no Brasil?
A pergunta é comum, principalmente em uma primeira viagem nesse estilo. Costumo defender que o cenário ideal é aquele que faz seus olhos brilharem, que sempre sonhou conhecer. Mas entendo que, no fundo, alguns fatores pesam na decisão (comigo acontece o mesmo).
Neste artigo, vamos conversar sobre 12 destinos que super combinam com a vivência — seja pela segurança que proporcionam, facilidade, possibilidade de conhecer pessoas, entre outros aspectos. No final, você encontra algumas dicas que venho aprendendo ao longo do tempo e que talvez ajude na sua próxima aventura. Bora?
1. Paraty – RJ
Já vou começar com uma opinião pessoal, porque realmente acho esse um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil (gosto tanto de Paraty que sou suspeita para falar). Ele foi, inclusive, minha escolha quando decidi fazer uma viagem solo pela primeira vez.
A cidade de ares coloniais tem muito a oferecer: história riquíssima, cultura viva, praias e ilhas apaixonantes, acomodações para todos os perfis, chance de economizar. Bem turística, ainda conta com um calendário de eventos cheio, então sempre tem algo acontecendo por lá.
Paraty foi declarada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade e recebe pessoas do mundo inteiro. Com isso, não é raro ver visitantes sozinhos. Fora que entrega tantas atrações que dificilmente você terá dificuldade para se distrair (e até mesmo para interagir, caso deseje).
Na hora de definir a hospedagem, prefira uma área central — seja no próprio centro histórico ou perto da rodoviária. Assim garante facilidade de locomoção, além de ficar na parte mais movimentada e segura.
2. Ouro Preto – MG
Mais uma cidade histórica e cheia de encantos. A mineira Ouro Preto respira cultura, sendo perfeita para quem admira arquitetura, gastronomia e arte. Repleta de museus e igrejas barrocas, nos leva a acontecimentos importantes da trajetória brasileira, como a Inconfidência Mineira.
Os viajantes solo encontram ali uma atmosfera jovem, muito devido à Universidade Federal de Ouro Preto. Vários hostels caprichados estão disponíveis para estadia, permitindo bastante entrosamento. Para os que preferem uma vibe tranquila, pousadas aconchegantes também marcam presença.
Uma vez lá, dá para fazer walking tour diurno e noturno; trilhas para cachoeiras; bate e volta de maria fumaça até Mariana. E o que dizer das delícias? Sobram restaurantes e cafés para provar um pão de queijo quentinho, feijão-tropeiro e doce de leite.
3. Inhotim – MG
Inhotim está ficando cada vez mais conhecido e merece a fama. Trata-se do maior museu a céu aberto da América Latina! O lugar mistura arte e natureza de um jeito único, com direito a obras carregadas de imersão e interação.
O destino não tem erro para quem deseja viajar sozinha mergulhando na própria companhia. Ali, você pode fazer tudo no seu ritmo, com toda a tranquilidade e sem se entediar. Dois dias são ideais para aproveitar a estrutura completa do local.
Inhotim ainda fica pertinho de Belo Horizonte (no município de Brumadinho), facilitando uma dobradinha de lugares. E atende bem a todas as idades, viu? Acredito que só não vá agradar tanto quem busca algo mais agitado.
4. Florianópolis – SC
Já que comentamos sobre agito, está aí uma alternativa para curtir vida noturna, balada, bares e restaurantes, hostels com variadas atividades.
O que chama atenção em Floripa é o fato de ser segura e bem abrangente em termos de estilo. Independentemente de você estar no modo mochileiro ou luxo, é possível encontrar uma série de coisas para fazer/ver.
Cada bairro mantém características singulares, então espere desde beach clubes badalados até as mais bucólicas vilas de pescadores. Em todas as situações, terá lindas paisagens como companhia.
Uma dica para a Ilha da Magia é escolher bem sua data de viagem. Em períodos de alta temporada, considere o trânsito intenso ao planejar deslocamentos.
5. Curitiba – PR
Um quesito que me faz apostar em Curitiba como lugar para viajar sozinha no Brasil é praticidade.
Com rede de transporte eficiente e uma estrutura turística bacana, a mobilidade é boa na cidade. Uma ótima maneira de conhecer a maioria das atrações, aliás, é através do ônibus de turismo. Muita gente não gosta desse tipo de passeio, mas na capital paranaense vale a pena.
E se o assunto é ponto de interesse, prepare-se para possibilidades. Curitiba é dona de construções inovadoras, parques repletos de verde, galerias e estabelecimentos elogiados. Outra ideia bem-vinda é aproveitar as cervejas artesanais da região.
Se tiver um tempinho sobrando, não perca a chance de ir até Morretes. O bate e volta é de trem e até o The Guardian já elegeu o caminho como uma das viagens de trem mais bonitas do mundo!
6. Rio de Janeiro – RJ
Praias, Pão de Açúcar, Corcovado. É o que surge em nossa mente quando pensamos no Rio de Janeiro. E motivos para isso não faltam, afinal, a Cidade Maravilhosa é um símbolo de cartões-postais marcantes.
O que você precisa saber é que ela também entrega uma série de descobertas em termos de cultura, história, ritmos e sabores. No Rio, seus dias de viagem podem ser completamente diferentes uns dos outros, formando um conjunto completo. Além do mais, o povo carioca é receptivo, algo incrível em viagens solo.
Ali, procure se hospedar na Zona Sul, região mais segura. Mantenha-se atenta e tome aquelas precauções sempre importantes em uma grande capital, combinado? Assim, são grandes as chances de você viver uma experiência especial demais.
Leia também: Onde se hospedar em Copacabana, no Rio de Janeiro
7. Jalapão – TO
Quer viajar sozinha, mas prefere interagir com outras pessoas e ter o respaldo de um guia?
O formato de turismo no Jalapão, parque estadual no Tocantins, é peculiar. Como se trata de um lugar enorme, de pura natureza e estradas desafiadoras, o indicado é conhecê-lo com a presença de um guia/motorista. Por isso, não faltam agências que oferecem a expedição em pacotes completos.
A parte boa é que sua viagem já fica toda organizada, desde transporte até alimentação. Se você não optar por uma aventura privativa, dividirá o carro com outros viajantes, então sempre terá companhia nos passeios. Ou seja, a opção é fácil e, de quebra, abre margem para novas amizades.
Como se já não bastasse, o Jalapão, em si, é uma coisa linda. Admire cenários exuberantes do nosso cerrado, caminhe por dunas douradas, nade em fervedouros de águas transparentes e suspire a todo instante.
8. Foz do Iguaçu – PR
Foz do Iguaçu é um destino surpreendente. Localizada no Paraná, a cidade é famosa pelas Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo. Mas além dessa pérola, oferece diversas outras atrações: passeios de barco, trilhas, parques e por aí vai.
Uma vantagem de viajar sozinha para Foz é a facilidade de se locomover. O transporte público é integrado na cidade, levando para todos os cantos. Fora ele, há serviços de transfer à disposição.
Lembrando que Foz do Iguaçu fica pertinho das fronteiras com Paraguai e Argentina. O que isso significa? Que dá para adicionar mais dois países na viagem. Que tal ir às compras em solo paraguaio e experimentar um baita jantar na terra de nossos hermanos?
9. Lençóis Maranhenses – MA
Muita gente que conhece os Lençóis Maranhenses afirma que esse é um dos lugares mais espetaculares que já viu.
Diferente de tudo, suas paisagens não economizam em beleza e grandiosidade. Uma maneira de descrevê-las é: pense em um verdadeiro oásis, formado por dunas branquinhas e lagoas. É surreal!
As cidades que funcionam como base para conhecer a região — Barreirinhas, Santo Amaro e Atins — têm aquele climinha de cidade pequena, possuindo atmosfera acolhedora. Apesar da estrutura relativamente “modesta”, restaurantes, bares, pousadas e albergues marcam presença.
Um plus é que todos os passeios, dos mais conhecidos aos menos óbvios, podem ser feitos em grupo. Conclusão: prato cheio para viajantes solo.
10. Jericoacoara – CE
Outra preciosidade nordestina que recebe muitos viajantes individuais é Jericoacoara, também conhecida como paraíso.
Não é de hoje que a cidade ganha o coração de visitantes brasileiros e internacionais. Até porque é fácil se apaixonar por Jeri, lar de povo acolhedor, pores do sol inesquecíveis, praias lindas e constante sensação de pé na areia.
Uma vez ali, tenha a certeza de que não se sentirá só na empreitada. Pelas ruas é possível encontrar desde mochileiros experientes até quem está embarcando pela primeira vez em uma viagem solo.
Algo legal de destacar, por fim, é que Jericoacoara proporciona boas opções de vida noturna. Barzinhos rústicos, botecos, forrós e baladas são alternativas.
11. Chapada dos Veadeiros – GO
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um destino encantador para quem gosta de ecoturismo e espiritualidade. Com área vasta, o parque abriga diversidade de fauna e flora, além de cachoeiras, rios, cânions e trilhas capazes de agradar qualquer aventureiro.
Entre as principais atrações estão o Vale da Lua e a estonteante Cachoeira Santa Bárbara, de águas cristalinas. A região também é conhecida pela energia mística que possui, abrigando locais terapêuticos.
Viajar sozinha para a Chapada pode ser uma experiência enriquecedora. Ela oferece inúmeras possibilidades de conhecer pessoas e permite a contratação de guias para os passeios (o que não só garante segurança, mas abre espaço para mergulhar nas histórias e curiosidades locais).
Para quem busca se conectar com a natureza de forma mais profunda e autônoma, o cenário segue sendo valioso.
12. Bonito – MS
Bonito é outro tesouro do ecoturismo. Imagine flutuar em lagoas que parecem ter saído de um quadro; nadar pertinho dos peixes; avistar cachoeiras majestosas; visitar cavernas. Imaginou? Tudo isso você faz lá!
O destino ainda é imperdível para atividades de aventura outdoor, como boia cross, tirolesa e rapel. O Pantanal, mais uma preciosidade do Mato Grosso do Sul, fica pertinho, favorecendo a combinação de destinos.
Bonito presenteia os viajantes com ótima infraestrutura turística e opção de passeios compartilhados. Por ser um lugar que facilita a experiência solo, é tranquilo encontrar outras pessoas que estão em viagens individuais.
Dicas práticas para viajar sozinha no Brasil
A primeira sugestão que eu poderia dar sobre viajar sozinha no Brasil é: pense na continuidade dessa lista.
Ali em cima estão destinos hiper indicados para viagens solo, por diferentes razões. Porém, não se prenda ou se limite.
Gramado, Campos do Jordão… Até mesmo aqueles lugares que logo associamos a um passeio acompanhado pode ser uma bela surpresa. Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão se aventurando pelo Brasil inteiro, não há estranheza nisso, então foque em aproveitar seus momentos.
Outras dicas válidas:
- Ao escolher uma hospedagem, considere as que têm melhores avaliações e leia as opiniões de outros hóspedes;
- Nas grandes capitais, evite sair com objetos de valor (cordões, brincos, relógios). Tente também não se distrair com o celular na rua;
- Sempre que possível, confirme com funcionários da sua hospedagem se a área em que você está é tranquila (se é seguro caminhar sozinha à noite, por exemplo);
- Todos os dias, deixe alguém avisado sobre os seus planos e roteiros (pode ser seus pais, um amigo ou qualquer outra pessoa de confiança);
- No começo é complicado, mas não se sinta desconfortável ao ir almoçar ou jantar sozinha em algum restaurante. A gente tende a pensar que todos estão nos olhando, mas isso não é verdade;
- Se for contratar passeios com uma agência de turismo, pesquise sobre a popularidade da empresa no Google, TripAdvisor e Instagram. Optar por uma boa agência faz toda a diferença no andamento da atividade;
- Planeje com antecedência o deslocamento de saída do aeroporto;
- Quando possível, viaje apenas com bagagem de mão. Você economiza tempo, tem praticidade e não se afasta da sua mala;
- Faça um seguro viagem;
- Se quiser conhecer outras pessoas, aposte em um hostel. O ambiente costuma oferecer quartos compartilhados ou individuais e reúne vários viajantes que estão vivendo o mesmo que você.
Todos os lugares para viajar sozinha no Brasil têm um ponto em comum: a sensação que sentirá no retorno. Chega a ser difícil descrever como é voltar de uma viagem assim, que sentimento único! Depois me conta como foi a sua experiência? Vou amar saber.
Oi! Tudo bem por aí? As recomendações feitas no Viagem Latina são baseadas em minhas próprias experiências ou em uma avaliação cuidadosa de muitas outras opiniões reais. Quando você adquire um produto ou serviço através de links parceiros, não paga nada a mais por isso e ajuda a financiar o blog. Obrigada! ♥ Reserva de hospedagem: via Booking Ingressos e passeios: via Get Your Guide Seguro de Viagem: via Seguros Promo Itens de viagem e outros: via Amazon