Desafio para os apaixonados por atrativos culturais: visitar o Chile e não conhecer ao menos uma das famosas casas do poeta e vencedor do Nobel, Pablo Neruda. Elas são três no total e, cá entre nós, ouso dizer que a mais interessante é a de Isla Negra.
Isla Negra é um reduto litorâneo localizado na costa de El Quisco, a aproximadamente 114 km de Santiago. Bucólico, o lugar se tornou refúgio de uma das personalidades mais emblemáticas do país e até hoje conquista visitantes que desejam saber mais sobre sua vida.
Se você gosta de arte, cultura e literatura, garanto que vale incluir Isla em seu roteiro de viagem para Santiago. O passeio pela casa/museu é um deleite, permitindo que mergulhe na trajetória do escritor e diplomata através de seus gostos, hobbies e personalidade (coisa que Neruda tinha para dar e vender). Fora que o cenário é digno de suspiros, então pode esperar muita beleza natural também.
Gostou da ideia? A seguir, confira todas as informações úteis sobre esse cantinho pitoresco e surpreendente.
Onde fica e como chegar
Como comentamos ali na introdução, Isla Negra está a cerca de 114 quilômetros da capital chilena — o que dá, mais ou menos, uma hora e meia de viagem (indo de carro).
De carro
Se o veículo for sua opção, saiba que o itinerário é bem sinalizado, tranquilo e pode ser seguido por GPS sem mistério. Ele é feito via Ruta 68 e possui pedágios pelo caminho.
De ônibus
De ônibus também é possível chegar. Santiago tem um transporte público prático e todo conectado, o que facilita a viagem.
Para contar com ele, pegue a linha 1 do metrô (linha roja) até a estação Universidad de Santiago — ela possui uma ligação direta com o Terminal Alameda, rodoviária de onde partem os ônibus da Turbus, empresa que realiza o percurso que queremos.
Lá mesmo dá para comprar a passagem e embarcar no bus com direção a Algarrobo, que também para em Isla Negra. O itinerário leva em torno de 2 horas. Atualmente, o preço do bilhete está saindo a 7.900 pesos, o trecho.
Com agência
Agora, se prioriza comodidade ou gosta de tours, também pode contratar o passeio com uma agência de turismo.
Geralmente, os receptivos buscam e deixam você no hotel, então não é preciso se preocupar com a locomoção.
O roteiro do dia costuma incluir visitação à casa de Pablo Neruda e um tempinho na cidade de Algarrobo, para conhecer o San Alfonso del Mar, resort que abriga a segunda maior piscina do mundo. Na Get Your Guide há empresas que oferecem o itinerário.
Leia também: Passeios de bate e volta saindo de Santiago, um guia com os melhores.
Melhor época para visitar Isla Negra
Isla Negra é um local que pode ser visitado em qualquer época do ano. O que mudará de uma época para outra são questões como clima e movimento turístico.
Durante o verão, espere uma maior quantidade de pessoas, mas nada superlotado, que atrapalhe o passeio. Também há mais estabelecimentos abertos pelas cidades que fazem parte do litoral central — como restaurantes. E essa temporada é ideal para quem quer aproveitar para percorrer outros atrativos que fazem parte da região, como as belas praias do mar do Pacífico.
Durante o inverno, a área já fica bem mais vazia, com climinha bucólico. A baixa temperatura junto com o vento costeiro faz o casaco ser necessário. Para quem quer combinar a casa de Pablo Neruda com alguma atração adicional, aposte nas vinícolas que estão pelo caminho, como a Undurraga.
Como é o passeio pela casa de Pablo Neruda

Para começar a se planejar, saiba que a Casa Museu Pablo Neruda fica aberta de terça a domingo, não funcionando às segundas. O ingresso pode ser comprado na bilheteria do local, na hora, e atualmente está custando 9.500 pesos — com direito a audioguia em português.
Depois que você compra o ticket, os próprios profissionais do museu organizam pequenos grupos para o início do tour. Essa organização é para instruções, visto que o passeio não é guiado. É possível conhecer os cômodos da residência em seu próprio tempo e ritmo, seguindo o audioguia.
É importante apenas respeitar a ordem do trajeto, que é todo numerado, até mesmo porque existe uma sincronização entre ele e as informações que estará ouvindo. Tudo bem intuitivo, sem erro.
Iniciada a exploração, espere conhecer a sala, quarto, cantinho de escrita, espaços de coleções e outros ambientes pensados pelo próprio Neruda — e que tornam a casa cheia de vida e identidade. Você observará que cada mobília e item dispostos pelos cômodos tem uma história, um porquê de estar ali.
Um dos mais marcantes para mim, por exemplo, foi uma ovelha de pelúcia que fica na cabeceira da antiga cama do escritor. Ele a comprou durante uma viagem, pois lembrava um brinquedo especial que teve na infância. Algo tão singelo e capaz de causar tanta identificação, né?
Mas nem tudo é simplicidade, a casa de Pablo também reúne excentricidades de cair o queixo, nos provocando fascínio e vontade de observar detalhe por detalhe. Entre elas está sua coleção de carrancas de navio. Aliás, referências ao mar é uma constante, o poeta era um apaixonado por ele.
Na parte externa, conseguimos entender o motivo de ter feito desse lugar seu refúgio. Uma vista impressionante que só pode ser descrita como inspiradora se une ao barulho das ondas do mar selvagem e, juntos, criam uma atmosfera difícil de colocar em palavras.
Eu passaria horas admirando a paisagem e fiquei pensando em quantas poesias e ideias devem ter nascido enquanto Neruda colocava os olhos naquele azul intenso do oceano.
Na parte final do tour, como não poderia deixar de ser, vemos a sepultura de Pablo Neruda e de Matilde Urrutia, sua esposa. Neruda quis ser enterrado em Isla Negra, como escreveu no poema Disposiciones, presente no livro Canto General:
“Companheiros, enterrem-me em Isla Negra
Pablo Neruda
em frente ao mar que conheço a cada área rugosa de pedras
e de ondas que meus olhos perdidos não voltarão a ver”.
Outras informações úteis
- Normalmente, a casa fica aberta das 8:00 às 18:00, porém fecha mais tarde durante o verão (às 19:00).
- Não é permitido fotografar na parte interna da residência, somente nos ambientes externos.
- Se quiser levar uma lembrancinha temática, no fim do passeio é possível ter acesso a uma loja de souvenires bacana.
- Reiterando, não é preciso agendar o tour com antecedência. Se estiver indo por conta própria, pode comprar o ingresso na hora.
Outras atrações em Isla Negra e proximidades

Se pretende bolar um roteiro de dia inteiro para explorar o litoral central, outros cantinhos podem ser bem-vindos.
O que dá para conhecer junto com a casa/museu:
Feira de Artesanatos de Isla Negra
Ali mesmo em Isla Negra, enquanto caminha para chegar na casa de Pablo Neruda, você vai notar uma feirinha de artesanatos. É onde dá para encontrar itens como ímãs de geladeira, globos, chaveiros, bolsas, camisas, bijuterias e outras lembranças bonitinhas a um preço camarada.
Praias El Canelo e El Canelillo

Quer praia bonita, de água azul turquesa, e boa para banho (se a bandeira permitir)?
El Canelo é a pedida. Ela fica já na cidade de Algarrobo e adorei conhecê-la. De beleza ímpar, para acessá-la você passa antes por uma espécie de bosque, diferente do que estamos acostumados a ver.
Se quiser, de lá dá para pegar uma trilha e conhecer sua vizinha, El Canelillo, praia menor e igualmente linda. Apenas tenha em mente que, no verão, o lugar lota e nem é de turistas estrangeiros. Os próprios chilenos amam a região.
San Alfonso del Mar

Em Algarrobo também fica a segunda maior piscina do mundo. Ela está localizada no resort San Alfonso del Mar, possuindo mais de 1000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade.
Quando estive na cidade, caminhei um pouco pela gostosa costa, mas não cheguei a conhecer o resort. Se você curte a ideia, no entanto, não perca a oportunidade.
Vinícola Casas del Bosque
Está viajando no inverno ou quer uma opção alternativa às praias? Então considere essa belezura.
Aproveite e veja o restaurante que já foi eleito um dos melhores restaurantes de vinícolas do mundo, o Tanino. Na primavera, o lugar também fica super agradável e bonito, estando a pouco menos de 50 quilômetros de Isla Negra.
E aí, a casa de Pablo Neruda e Isla Negra entraram definitivamente nos seus planos? Torço para que sim. Que tenha uma maravilhosa experiência em terras chilenas, depois me conta o que achou do passeio!
Oi! Tudo bem por aí? As recomendações feitas no Viagem Latina são baseadas em minhas próprias experiências ou em uma avaliação cuidadosa de muitas outras opiniões reais. Quando você adquire um produto ou serviço através de links parceiros, não paga nada a mais por isso e ajuda a financiar o blog. Obrigada! ♥ Reserva de hospedagem: via Booking Ingressos e passeios: via Get Your Guide Itens de viagem e outros: via Amazon