Como começar a acumular milhas (sem ter um cartão poderoso)

Sendo sincera, não sou especialista no assunto sobre o qual vamos conversar hoje. Mas recentemente fiz minha primeira viagem internacional utilizando o benefício e senti vontade de compartilhar como foi o processo. Você sabe como começar a acumular milhas para conseguir viajar de graça?

Neste artigo, quero dividir o que aprendi juntando pontos sem um cartão black nem nada do tipo. E essa é a primeira coisa que iniciantes nesse universo (como eu) devem saber: ter um cartão de crédito poderoso não é a única forma de aproveitar o que as milhas oferecem.

Confira um passo a passo, partindo do zero, para começar a entender o mundo das milhagens. Partindo daí, já vai dar para garantir uma passagem aérea nacional ou internacional de forma gratuita, garanto. Bora?

O que são milhas aéreas

Milhas são um tipo de recompensa dada pelas companhias aéreas para passageiros frequentes ou que participam de programas de fidelidade.

Ao viajar com uma companhia ou usar um cartão de crédito afiliado, por exemplo, você acumula pontos como uma espécie de crédito. Depois, eles podem ser trocados por uma variedade de recompensas, incluindo passagens, upgrades de assentos, acesso às salas VIP em aeroportos, hospedagens, entre outras vantagens.

Existem diferentes maneiras de acumular: além de viajar com a empresa, é possível juntar com compras no cartão, compras online e etc. A quantidade varia de acordo com o programa e forma de acumulação, mas em geral, quanto mais viaja ou gasta com parceiros, mais milhas tem.

Começar a acumular milhas
Imagem: Unsplash

Como começar a acumular milhas

Como conversamos ali em cima, não existe só um jeito de começar a acumular milhas, longe disso. A seguir, você encontra maneiras simples de fazer isso, seguindo normalmente sua vida, sem mudanças radicais nos hábitos financeiros.

A velocidade de acúmulo vai depender do quanto gasta por mês. No entanto, quer um conselho? Não se preocupe. A validade das milhas/pontos costuma ser grande (em alguns casos nem há prazo de expiração) e o que virá delas é lucro, então não precisa ter pressa.

Vamos ao passo a passo?

Conheça os benefícios do seu cartão de crédito

Acabamos de falar sobre os cartões não serem absolutos quando a questão é começar a acumular milhas, porém, é impossível não iniciar por aqui.

Talvez você já faça muitas compras no crédito e esteja perdendo a oportunidade de emitir passagens grátis, sabia?

Portanto, o primeiro passo para ingressar nas milhas é conhecer o seu cartão atual, investigando os benefícios que oferta aos clientes. Dá para fazer isso pelo próprio internet banking ou pelo site do seu banco.

Se quiser informações detalhadas, vale conversar com seu gerente também. Caso tenha uma boa renda, uma boa média de gastos mensais e esteja com um cartão que não possua programa de pontuação, pense na possibilidade de trocá-lo.

Cadastre-se nos programas das companhias aéreas

Os principais programas de fidelidade das companhias aéreas são: Latam Pass (Latam), Smiles (Gol) e Tudo Azul (Azul).

Eu aconselharia que você fizesse cadastro em todos eles — ou naquele da companhia em que mais viaja, se quiser reunir todos as milhas em um só lugar. O cadastro é simples, gratuito e online.

Feito isso, dê uma olhada nos seus sites. Repare que possuem uma sessão voltada para acumulação de pontos, é onde está o segredo. Veja quais são os estabelecimentos parceiros da iniciativa e sempre que for comprar algo em uma loja mencionada ali, compre através do link que está lá.

Exemplo: usa uber? No site do programa Smiles, da Gol, você pode comprar créditos para usar no aplicativo de transporte. Cada real corresponde a uma milha que ganhará.

No Latam Pass, cada real gasto no Extra rende até 3 milhas. Na Renner, 2 milhas.

Essas são só algumas possibilidades, existem várias outras. É normal, ainda, que haja períodos de promoção (quando a pontuação por real gasto aumenta).

Viagem de avião
Imagem: Unsplash

Cadastre-se na Livelo

O cadastro no app da Livelo traz os mesmos resultados que vimos no tópico acima. Com uma vantagem: tem o poder de acumular seus pontos em uma única plataforma e, ao ir atingindo um número bacana, você decide para qual companhia transferir.

Isso permite que vá criando sua “poupança” de milhas e faça a transferência apenas quando encontrar passagens com bom custo-benefício ou quando tiver promoções (há datas em que você ganha milhas a mais ao transferir para determinado programa de fidelidade).

Funciona assim: cadastre-se no site ou aplicativo de forma gratuita. Aí, sempre que for fazer uma compra pela internet, entre na Livelo e confira se a loja onde quer comprar é uma parceira. Se for, compre através do link que eles oferecem.

Abra uma conta no C6 Bank

Para quem está começando a aprender sobre milhas, a conta do C6 Bank é uma ótima opção.

Abrir uma conta no banco digital é de graça, sem taxas de manutenção, para clientes que gastam a partir de R$500,00 no cartão. A partir do momento que abre, dá para ganhar pontos a cada transação no débito ou crédito. O programa de pontos é chamado de Átomos.

Para ter um cartão do C6 não é difícil, uma vez que eles trabalham com um tipo de “crédito pré-pago”. É o seguinte: você investe um valor de sua escolha no banco (investimento em renda fixa, seguro) e ele se converte em limite para o seu cartão.

A quantia funciona como uma comprovação de crédito. Caso haja algum imprevisto que te impeça de pagar sua fatura, ela será descontada desse valor guardado.

A partir do momento em que você investe uma grande quantia, também pode conseguir um cartão black e ter ainda mais benefícios.

Contrate um plano acelerador

A principal sacada do C6 Bank para as milhas são os programas aceleradores. Trata-se de um plano que você contrata por mês e que aumenta o número de pontos que ganhará por real gasto no débito ou crédito. O melhor: um dos planos dá pontos bônus.

Atualmente, eu pago o plano de R$22,00 e ganho 0,28 pontos a cada real gasto no crédito; e 0,10 pontos a cada real gasto no débito. Fora a pontuação, 600 pontos são somados ao saldo mensalmente. Se puder, vale a pena.

Outra coisa interessante de saber sobre o C6 Bank é que os pontos Átomos não expiram. Dá para ir acumulando e deixando-os guardadinhos, sem medo de passar do prazo de validade e perder tudo.

Baixe o Oktoplus

Um último recurso que facilitará sua vida é o app Oktoplus.

A ferramenta organiza toda as suas informações sobre milhagem.

Ali você consegue saber qual é o seu saldo em cada programa que tem cadastrado; quando há promoções para transferências de pontos; quais passagens aéreas estão com um bom preço em milhas; e até quanto você ganharia se vendesse os pontos que acumulou.

É um daqueles aplicativos para acessar todos os dias, sabe? Super útil e bem-vindo.

As principais funcionalidades são gratuitas, então não tem contraindicações.

Como começar a acumular milhas
Imagem: Unsplash

Como emitir passagem aérea com milhas

Quando os desejados pontos estiverem na sua conta, será hora de buscar as passagens e, coisa boa, emiti-las.

Como fazer?

Primeiro, cabe destacar que os pontos/milhas devem estar na conta do programa da respectiva companhia aérea cujo bilhete você deseja.

Imagine o cenário: você viu que as passagens por milhas na Latam estão com um bom valor para aquele destino que procura. Seus pontos, por sua vez, estão distribuídos pela Livelo e C6 Bank. Será preciso, então, fazer a transferência para o site ou app da Latam Pass.

A troca é simples. No banco, basta ir até a sessão “C6 Átomos e Cashback”, clicando em “viagens” em seguida. Ali vai escolher o programa para o qual quer transferir, quantos pontos trocará e pronto. É tudo bem intuitivo. Na Livelo, vá até a aba “usar” e clique em “transferência aérea”.

Com as milhas no programa, acesse o aplicativo e, através dele, pesquise as passagens. A ferramenta vai mostrar as opções de voos com o preço em pontos ou em pontos + dinheiro. Escolhido o voo, o restante do processo funciona como se você estivesse adquirindo uma passagem normal.

De uma pessoa que está nessa fase de começar a acumular milhas para outra: espero que a explicação tenha te ajudado de alguma forma. E que você faça muitas viagens aproveitando o que elas podem proporcionar. Se ficou com alguma dúvida, fique à vontade para usar o campo dos comentários!

Oi! Tudo bem por aí?

As recomendações feitas no Viagem Latina são baseadas em minhas próprias experiências ou em uma avaliação cuidadosa de muitas outras opiniões reais. 

Quando você adquire um produto ou serviço através de links parceiros, não paga nada a mais por isso e ajuda a financiar o blog. Obrigada! ♥

Reserva de hospedagem: via Booking
Ingressos e passeios: via Get Your Guide
Seguro de Viagem: via Seguros Promo
Itens de viagem e outros: via Amazon

Deixe um comentário