Onde se hospedar em Maceió: os 3 melhores bairros e dicas de hotéis

A capital alagoana é um destino que encanta de cara. Suas águas cristalinas, coqueiros ao vento e clima acolhedor o tornam um prato cheio em qualquer época do ano. E para quem está planejando ver tudo isso de perto, escolher onde se hospedar em Maceió é passo fundamental para garantir uma experiência inesquecível.

Se está em dúvida entre os bairros mais procurados da cidade, este artigo vai ajudar a clarear as ideias. E de uma forma resumida, sem enrolação ou infinitas possibilidades que acabam por nos confundir. 

Vamos falar sobre três regiões que se destacam pelas características únicas e posição estratégica: Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá. Cada uma tem seu charme, oferecendo diferentes sensações e facilidades para o viajante. Bora descobrir qual combina mais com o seu estilo? Confira!

Onde se hospedar em Maceió: Ponta Verde

Se existe um bairro que simboliza o que Maceió tem de melhor quando o assunto é praia urbana, esse lugar é Ponta Verde. Essa área é famosa por ter uma orla vibrante, com calçadão para caminhadas, e infraestrutura potente, capaz de agradar tanto famílias quanto jovens em busca de diversão.

Onde se hospedar em Maceió: Ponta Verde
Em Ponta Verde, próximo ao Marco dos Corais

Pontos positivos de Ponta Verde

O grande destaque de Ponta Verde é, sem dúvida, a praia (que ali possui águas calmas, transparentes e com tons de azul e verde que parecem ter saído de um cartão-postal). A faixa de areia é ampla e bem cuidada, convidando a longos momentos de relaxamento ou contemplação. 

Indo além, o bairro é repleto de bares, restaurantes e quiosques que servem desde pratos típicos até opções internacionais, tudo com um tempero local precioso.

Outro ponto forte de Ponta Verde é a segurança. As ruas são bem iluminadas e movimentadas. E estando ali, você também estará a pouco tempo de caminhada de outro dos locais mais buscados da capital: Pajuçara (vamos falar sobre ele ali embaixo). 

Pontos negativos de Ponta Verde

Por ser uma região bastante turística e valorizada, os preços das acomodações e no comércio podem ser mais altos em comparação com outras áreas da cidade

Ademais, durante a alta temporada e feriados, o movimento nas praias e nas ruas é intenso, o que pode não agradar quem prioriza sossego.

Hospedagens de alto padrão em Ponta Verde

Ritz Lagoa da Anta Hotel & Spa

Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA
Imagem: Booking

Com localização privilegiada à beira-mar, o Ritz Lagoa da Anta Hotel & Spa combina sofisticação e lazer. Os quartos amplos e bem equipados oferecem conforto de alto nível, enquanto a área de lazer conta com piscina, spa, quadra de tênis e restaurante premiado.

O 5 estrelas é uma escolha perfeita para quem busca se desligar com estilo e aproveitar Maceió com ares de exclusividade.

Porto Kaeté Hotel

Imagem: Booking

Moderno e elegante, o Porto Kaeté Hotel fica a poucos passos da Praia de Ponta Verde e se destaca pelo atendimento atencioso e pelo café da manhã farto, com produtos regionais fresquinhos.

Os quartos são espaçosos e decorados com bom gosto. Ideal para viajantes que valorizam conforto, localização estratégica e, claro, doses de charme.

Hospedagens com bom custo-benefício em Ponta Verde

Cais da Praia Hotel

Onde se hospedar em Maceió: Cais da Praia Hotel
Imagem: Booking

O Cais da Praia Hotel oferece uma estadia sem grandes luxos, mas com conforto para dar e vender. Tem quartos cuidados e atendimento cordial. O café da manhã é variado, incluindo delícias da culinária nordestina, o que dá um toque todo especial à estadia.

Uma ótima escolha para quem quer estar bem localizado, gastando menos e sem abrir mão da qualidade.

Ritz Suítes Lifestyle

Hospedagem em Ponta Verde, Maceió
Imagem: Booking

Com um baita vistão para o mar, o Ritz Suítes Lifestyle reúne conforto e praticidade a um preço consideravelmente acessível.

Os quartos são climatizados e contam com varanda, perfeitos para descansar depois de um dia explorando Maceió. A piscina e o restaurante completam a experiência, tornando-o um excelente custo-benefício.

Onde se hospedar em Maceió: Pajuçara

Se Ponta Verde é o bairro mais moderno e estruturado, é em Pajuçara que a história e a cultura popular de Maceió se fazem mais presentes. Esse bairro é famoso pela sua praia e, principalmente, pelo acesso às famosas piscinas naturais de Pajuçara — uma das atrações mais procuradas por quem visita a cidade.

Pontos positivos de Pajuçara

O principal atrativo de Pajuçara está no seu mercado de artesanatos, que oferece uma vibe cultural bacana. É ali que você pode encontrar lembranças, como rendas, cerâmicas e peças de arte feitas por artesãos da região.

Além disso, o bairro possui uma orla charmosíssima, de onde é possível embarcar nos passeios de jangada até piscinas naturais — aquelas formações de corais que ficam expostas durante a maré baixa, revelando um cenário lindo para mergulho, snorkel e para ver peixinhos. 

Caso queira investir em outros passeios turísticos, até mesmo para outras cidades (como São Miguel dos Milagres e Maragogi), é ali também que você encontrará alternativas de agências receptivas. 

A localização é, ainda, coringa para quem quer explorar a cidade a pé. Isso porque Pajuçara é vizinha de Ponta Verde e, ao mesmo tempo, próxima ao centro histórico maceioense (onde estão museus, construções históricas e outros atrativos interessantes). 

Pontos negativos de Pajuçara

Assim como Ponta Verde, Pajuçara pode ficar bastante movimentada, especialmente nos finais de semana, feriados e períodos de alta temporada.

A praia, apesar de bonita, costuma ter uma faixa de areia menor, o que limita o espaço para relaxar. Além disso, o bairro tem uma concentração maior de vendedores ambulantes, podendo ser desconfortável para quem prefere ambientes mais tranquilos. Se nada disso é um problema para você, aposte sem medo!

Hospedagens de alto padrão em Pajuçara

Best Western Premier Maceió

Best Western Premier, hospedagem em Pajuçara, Maceió
Imagem: Booking

Considerado fantástico, de frente para o mar e a poucos passos da famosa Feirinha de Artesanato, o Best Western Premier Maceió impressiona pela estrutura impecável. Piscina com vista panorâmica, academia completa, spa e um restaurante com pratos regionais fazem parte da experiência.

Perfeito para quem busca conforto sofisticado, serviços de alto nível e uma localização sem defeitos.

Hotel Brisa Praia 

Onde se hospedar em Maceió: Hotel Brisa Praia, em Pajuçara
Imagem: Booking

O Hotel Brisa Praia traz um bom equilíbrio entre modernidade e aconchego, com uma área de lazer que inclui piscina à beira-mar e lounge para relaxar ao final do dia.

O café da manhã, servido com vista para o oceano, é um dos destaques, trazendo frutas frescas e receitas típicas.

Hospedagem com bom custo-benefício em Pajuçara

Amenit Hotel

Hospedagem em Maceió, Pajuçara
Imagem: Booking

O Amenit Hotel tem toques modernos, além de ser  um ambiente agradável para descansar depois de um dia de passeios. O terraço com piscina oferece um visual encantador da orla e é perfeito para curtir o fim de tarde.

Os hóspedes também contam com espaços comuns bem planejados e atendimento atencioso, que tornam a estadia prática e sem complicações.

Hospedagem econômica em Pajuçara

Pousada Maceió é Massa

Pousada Maceió é Massa, opção econômica em Pajuçara
Imagem: Booking

Quer estar bem posicionado sem pesar o orçamento? Com clima descontraído e atendimento próximo, a Pousada Maceió é Massa proporcionada comodidades que facilitam a vida do viajante, como cozinha compartilhada e equipada; aluguel de bike e passeios organizados pela própria equipe.

O ambiente é simples, mas sobra acolhimento e recepção simpática. 

Onde se hospedar em Maceió: Jaraguá

Se você busca uma experiência diferente, que vai além das praias e do turismo tradicional, Jaraguá é o bairro certo para se hospedar. Em região central, essa área é conhecida pelo seu patrimônio histórico, ruas arborizadas e atmosfera mais tranquila.

Onde se hospedar em Maceió: Jaraguá
Jaraguá

Pontos positivos de Jaraguá

Jaraguá é um convite para mergulhar na história de Maceió. O bairro abriga construções antigas, praças e museus que contam a trajetória da cidade e de Alagoas. É um lugar para quem gosta de caminhar sem pressa, apreciar a arquitetura colonial e descobrir cantinhos ainda pouco explorados pelos turistas.

Jaraguá também proporciona possibilidades gastronômicas diferenciadas, que vão de bistrôs a cervejarias aconchegantes. Para quem está atrás de sossego, o bairro é ótima pedida, pois tem menos agito e movimento se comparado às áreas de praia.

Quer mais um ponto de destaque? O valor das hospedagens, que tende a ser mais convidativo.  

Pontos negativos de Jaraguá

Como pontos negativos de eleger Jaraguá entre as opções de onde se hospedar em Maceió, é importante citar uma menor variedade de hotéis e pousadas

O lugar, como muitas outras áreas históricas dentro do Brasil e da América Latina, fica mais vazio em alguns momentos do dia e da noite.

Eu fiquei hospedada por ali, gostei e não cheguei a me sentir insegura ao caminhar pelas proximidades, porém estava acompanhada. Não sei se me sentiria tão à vontade se estivesse em uma viagem solo. Mulheres viajando sozinhas, cabe considerar este fator.

As alternativas de comércio no local também são escassas (não há muitos mercadinhos e farmácias próximas, por exemplo). 

Hospedagem com bom custo-benefício em Jaraguá

Pousada Praia Pajuçara

Onde se hospedar em Maceió: Pousada Praia Pajuçara
Imagem: Booking

Jaraguá e a Pousada Praia Pajuçara foram minhas escolhas quando estive em Maceió. Gostei do fato de poder acessar todo o fervo de Pajuçara com uma breve caminhada, sem, de fato, estar inserida na área de maior movimento da cidade.

A pousada tem atendimento gentil, suíte com banheiro super espaçoso e uma pequena área externa com piscina e rede. O café da manhã também merece ser mencionado, pois é bastante variado e uma delícia.

Vale ressaltar que ela não fica muito próxima de mercados, então, quando for passear por áreas mais comerciais, vale comprar algumas coisinhas para deixar no quarto.

Quando visitar Maceió: alta e baixa temporadas

Para aproveitar ao máximo sua viagem a Maceió, entender o clima e o fluxo turístico da cidade é essencial. Uma boa ideia para aproveitar o melhor dos dois mundos na capital alagoana, seria apostar em épocas de transição entre a temporada mais alta e a mais baixa.

Quando visitar Maceió: inverno e verão
Praia do Francês em pleno inverno de julho

Altíssima temporada (dezembro a março)

O pico da alta temporada coincide com o verão e período de férias escolares, quando Maceió recebe um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros. Os dias são de sol intenso, com temperaturas que ficam na casa dos 30°C (com sensação térmica bem maior, vale dizer).

As praias estão no auge da beleza, com águas claras e convidativas. Sabe aquelas fotos que você vê na internet, cujo mar parece uma pintura de tão espetacular e azul? Elas são tiradas durante o verão.

Pontos positivos

  • O clima quente e ensolarado convida a curtir praias, fazer passeios e explorar as belezas naturais da região.
  • A cidade fica mais animada, com eventos culturais, festas e programação intensa, ótima para quem gosta de agito e quer conhecer a vida local em seu ritmo mais vibrante.
  • A infraestrutura turística está a todo vapor, com grande oferta de passeios e serviços.

Pontos negativos

  • Por ser o período mais procurado, os preços de hotéis, restaurantes e passeios sobem, impactando no orçamento da viagem.
  • As praias e atrações ficam cheias, diminuindo a sensação de tranquilidade.

Baixíssima temporada (maio a julho)

Durante o principal período da baixa temporada, Maceió apresenta temperaturas amenas e uma movimentação turística bem mais tranquila. Em pleno inverno, o frio não é intenso, tornando o clima gostosíssimo em qualquer hora do dia.

Pontos positivos

  • Preços mais acessíveis em hospedagem e passeios.
  • Menos turistas nas praias e atrações, o que proporciona contato íntimo com a natureza e paisagens (estive em Alagoas em julho e cheguei a pegar praias desertas nos meus dias em São Miguel dos Milagres).
  • Possibilidade de aproveitar a cidade com calma, explorando cantinhos menos conhecidos e curtindo a gastronomia local sem pressa (e sem tantas filas de espera nos restaurantes mais disputados).

Pontos negativos

  • Sem dúvidas, um dos principais pontos negativos é a chance de pegar chuva (embora passem rápido, elas podem cair em qualquer hora do dia e por várias vezes, em intensidades variadas). 
  • Algumas atrações e passeios podem funcionar em horários reduzidos ou ter menor oferta devido à menor demanda.
  • Provavelmente, a tonalidade da água do mar não estará tão cristalina quanto a das imagens que estamos acostumados a ver.

Dicas para aproveitar sua hospedagem em Maceió

Independentemente do bairro que escolher na decisão sobre onde se hospedar em Maceió, veja algumas informações valiosas para garantir uma estadia confortável e proveitosa:

  • Transporte: caso não alugue um carro, saiba que em Maceió o Uber funciona normalmente, até mesmo para ir a locais um pouco mais afastados (como a Praia do Francês). E uma dica que só descobri ao chegar lá: a prefeitura oferece transporte turístico gratuito, que roda do iniciozinho da Pajuçara (perto do Hotel Brisa Praia) até o fim da orla de Ponta Verde (Marco dos Corais), de segunda a sábado. Os motoristas também são guias turísticos e os carrinhos são adaptados, possuindo acessibilidade. Iniciativa muito legal! 
  • Segurança: embora Maceió seja uma cidade segura nas áreas turísticas, é sempre importante tomar precauções básicas, como evitar andar sozinho à noite em locais pouco movimentados e cuidar dos pertences pessoais.
  • Gastronomia: aproveite para experimentar a culinária local nos restaurantes próximos à sua hospedagem. Dá pra fazer uma verdadeira imersão nos sabores do Nordeste. 
  • Artesanato: lá em cima, quando falamos sobre Pajuçara, citei a Feira de Artesanatos do bairro, que é a mais conhecida de Maceió. Porém, se você tiver tempo, indico que conheça também o Mercado das Artes 31 (fica em Jaraguá, próximo ao Porto). Os preços são praticamente os mesmos da feira e eu, particularmente, gostei mais de lá. Achei que as opções de itens realmente locais e diferentes são maiores. Para completar, ali há uma pequena praça de alimentação com alternativas de lanches e pratos. 

Onde se hospedar em Maceió: dicas para sua viagem
Prato decorativo gracinha, pintado à mão, que trouxe do Mercado das Artes 31

Maceió é um destino que encanta pela natureza exuberante, pelo calor humano e pela riqueza cultural que pulsa em cada esquina. Escolher onde se hospedar é mais do que uma decisão prática, é o primeiro passo para se conectar com toda essa atmosfera. E aí, conseguiu eleger o cantinho para chamar de seu? Desejo que tenha uma viagem toda especial! 

Oi! Tudo bem por aí?  
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            As recomendações feitas no Viagem Latina são baseadas em minhas próprias experiências ou em uma avaliação cuidadosa de muitas outras opiniões reais. 

Quando você adquire um produto ou serviço através de links parceiros, não paga nada a mais por isso e ajuda a financiar o blog. 

Obrigada! ♥ 
                                                                                                                                                                                 Reserva de hospedagem: via Booking                                                                                                                  Ingressos e passeios: via Get Your Guide                                                                                                                  Review de hotéis e restaurantes: via Tripadvisor                                                                                                                     Itens de viagem e outros: via Amazon

Deixe um comentário