A cosmopolita Santiago tem um encanto que atrai os viajantes ecléticos. Como ele se chama? Possibilidades. É delicioso como você pode aproveitar o agito de uma metrópole sabendo que o Pacífico está logo ali, a pouco tempo de viagem até cidades vizinhas.
E se a intenção é curtir montanhas e se aproximar da imponente Cordilheira dos Andes, outra opção surge arrancando suspiros: o passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso.
A cerca de uma hora da capital, um grupo de vilarejos atrai a atenção dos amantes de ar puro e da natureza. Por ali é possível ter um contato direto com cenários pitorescos, dignos da beleza que o Chile tem para oferecer. Quer conhecer um dos tours mais famosos do destino? Então bora!
Quando e como ir
Em primeiro lugar, é importante destacar que o passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso conta com um caminho desafiador.
Alguns trechos da estrada são bastantes sinuosos e até complicados. Para aproveitar sem preocupações, eu aconselharia escolher uma agência de turismo confiável para te acompanhar no trajeto.
É interessante, ainda, fazer o passeio entre os meses de setembro e junho. No auge do inverno, as estradas podem ficar escorregadias e perigosas com o acúmulo de neve. Algumas empresas até interrompem suas saídas.
Como é o passeio para Cajón del Maipo
Logo no início da manhã, a agência de receptivo que escolhi já passava pela minha hospedagem. O transporte regular normalmente é feito em vans, ou seja, em grupos pequenos.
Depois de uma parada estratégica em uma loja de conveniências — para que as pessoas pudessem comprar lanches, água e tudo mais — seguimos em direção a uma paisagem mais bonita do que a outra.
A primeira surpresa positiva aconteceu na parada que fizemos na Ponte El Toyo. Por uma pequena trilha descemos a ponte e chegamos perto do vale que fica sob seus pés. Ali já deu para sentir que o visual de Cajón del Maipo não está para brincadeira.
Pegando a estrada novamente, fizemos parada no Túnel Tinoco, antigo local por onde passavam os trens na região (há quem diga que é assombrado!). Próxima belezura: Mirador Valle, capaz de proporcionar uma vista espetacular. Após todos esses mimos e um percurso emocionante, chegamos perto da estrela do dia: Embalse El Yeso.
Chegando em Embalse el Yeso
A famosa represa é tudo aquilo que as fotografias mostram e mais. As águas mudam de tom (entre azul-turquesa e verde-esmeralda) dependendo do clima e luz do sol. E, acredite, proporcionam um espetáculo à parte.
Além de lindo, o Embalse tem importância fundamental. O lugar funciona como reservatório, sendo responsável por abastecer cerca de 70% da população que se encontra na área metropolitana de Santiago.
A agência nos levou até o finalzinho da represa. No espaço, que parece uma prainha, dá para caminhar por entre as pedras, molhar os pés e ter um baita momento de contemplação. Observar o céu refletido no Embalse e as Cordilheiras cercando o cenário é um daqueles instantes que valem a viagem.
Enquanto tudo acontecia, os guias montavam um piquenique, para complementar o passeio. Frios, amendoins, pães, biscoitos, sucos, cervejas, vinhos chilenos. Como não amar? E imagine quão especial pode ser um brinde tendo todo essa ambientação como pano de fundo.
O que levar e como se preparar
Para o dia ser confortável, vale lembrar de algumas recomendações.
Primeiro, prefira ir com sapatos confortáveis e roupas leves. No entanto, como venta bastante por lá, deixe um agasalho no carro, para o caso de precisar. Aposte também nos óculos escuros e chapéu, para se proteger do sol intenso. E, claro, protetor solar em qualquer situação.
Lembrando que as sugestões são, principalmente, para os dias quentes. Durante o frio, esteja prevenido para temperaturas baixas (vista-se em camadas, se possível). Você passará a maior parte do tempo em ambientes abertos e perto das montanhas, então o clima tende a ser gelado.
Cabe destacar que Embalse el Yeso fica a 2.500 metros de altitude. Algumas pessoas podem sentir dor de cabeça, enjoo ou fadiga por conta dos efeitos da altura. Para diminuir as chances de que isso aconteça, evitar comidas pesadas e bebidas alcoólicas na noite anterior ajuda, além de beber bastante água.
Qual é o valor do passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso
Eu contratei o tour com a empresa Souzas Tour e não tenho do que reclamar, pelo contrário. Bom atendimento, guias/motoristas ótimos, comunicação em português e cuidado aos detalhes não faltaram. O passeio atualmente está custando R$429,00.
Uma observação: meu roteiro foi feito em 2018, então alguns pontos de visitação foram modificados ao longo do tempo. Pelo que observei no site deles, entretanto, boa parte continua igual.
Existem outras opções de agências, roteiros e preços? Com certeza, mas, como não testei, não posso recomendar.
Uma dica é dar uma olhada no Get Your Guide. Procure ler as avaliações e dê preferência para aquelas alternativas que têm as pontuações mais altas – com as 5 estrelinhas acessas.
Quanto tempo reservar para a experiência
No geral, os tours de bate e volta costumam durar de 8 a 9 horas. Isso significa que você precisa reservar, pelo menos, uma manhã e tarde inteira.
Para quem prefere a visita por conta própria, o tempo varia. Há opções de hospedagem na região, facilitando a pernoite ou uma viagem mais longa para conhecer outros atrativos no entorno.
Fazer o passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso é uma sugestão imperdível para quem está em Santiago. Com certeza, esse foi um dos lugares que mais gostei de visitar e olha que a briga é boa no Chile, pois são muitos atrativos legais. Vale a pena acrescentar no roteiro, depois me conta o que achou!
Oi! Tudo bem por aí? As recomendações feitas no Viagem Latina são baseadas em minhas próprias experiências ou em uma avaliação cuidadosa de muitas outras opiniões reais. Quando você adquire um produto ou serviço através de links parceiros, não paga nada a mais por isso e ajuda a financiar o blog. Obrigada! ♥ Reserva de hospedagem: via Booking Ingressos e passeios: via Get Your Guide Seguro de Viagem: via Seguros Promo Itens de viagem e outros: via Amazon
Olá, muito obrigada pelas preciosas informações.
Pretendo fazer este passeio, então suas impressões foram valiosas.
Oi, Regiane! Fico muito feliz que o artigo tenha ajudado, eu que agradeço pelo comentário. Ótima viagem pra você! 😊