Tour de 1 dia em Machu Picchu: como é o passeio saindo de Cusco?

Você está em uma viagem pelo Peru por menos tempo do que gostaria. Mas não quer, claro, abrir mão de conhecer um dos principais atrativos do país (e do mundo). Então já deve ter se perguntado: afinal, vale a pena fazer o tour de 1 dia em Machu Picchu, saindo de Cusco?

Quando começamos a pesquisar sobre o passeio oferecido pelas agências, logo vemos que ele é longo. No entanto, se não tem disponibilidade para se hospedar em Águas Calientes e quer uma alternativa mais rápida, eu diria: vá. Machu Picchu não abre espaço para arrependimentos.

Neste artigo, encontre um resumão com tudo o que precisa saber sobre o bate-volta. Veja como será o seu dia de forma detalhada, desde o momento em que sair da hospedagem. Dessa forma, consegue entender se a atividade está dentro do que espera. Bora?

Tour de 1 dia em Machu Picchu: programação

Antes de viajar, quando eu pesquisava sobre o tour, sempre me enchia de perguntas. O percurso é complicado? Em quais partes terei a companhia de um guia? Se for sozinha, tenho chances de me perder em alguma parte do caminho?

Para começar, nada melhor do que ter uma visão da programação completa do dia. E se você tem Cusco como ponto de partida, ela será a mesma independentemente de estar com uma agência ou de forma autônoma.

As etapas do trajeto são: ir da sua hospedagem até a estação de ônibus; pegar um ônibus até a estação de trem de Ollantaytambo; pegar o trem até Águas Calientes (Machu Picchu Pueblo); subir de ônibus até Machu Picchu; fazer o seu tour; realizar o mesmo trajeto no retorno.

Na prática, a empreitada é mais dinâmica do que parece por escrito. As paisagens são tão interessantes e a vontade de conhecer as ruínas incas são tão grandes que é possível curtir cada instante.

No geral, os passeios que possuem intermédio de agências começam em três horários diferentes: às 4, 5 ou 6 da manhã. No meu caso, eu escolhi o de 5 horas — achei um bom meio termo entre não sair tão cedo e também não voltar para Cusco tão tarde.

A seguir, veja cada passo do itinerário.

Tour de 1 dia em Machu Picchu: chegada
Imagem: Acervo Pessoal

Briefing prévio

Essa primeira etapa é para quem faz o tour de 1 dia em Machu Picchu com uma empresa de turismo.

Quando você contrata o serviço, a agência fica responsável por comprar e organizar todos os seus bilhetes de transporte e de ingresso à atração. Por isso, ela costuma agendar uma visita ao seu hotel no dia anterior ao passeio (normalmente no início da noite). O encontro é rapidinho, apenas para que um guia lhe entregue as passagens e explique como será o formato da atividade.

Nesse momento, o profissional explicará os horários e o que seria legal levar na bolsa/mochila. Também é uma oportunidade de tirar dúvidas, se houver. Tudo tranquilo e prático.

Transfer até a estação de ônibus

No dia seguinte, na hora indicada, um motorista buscará você no hotel e te levará até a estação de Wanchaq. Se estiver hospedado no centro de Cusco, o trajeto de carro dura uns 10 minutos, no máximo.

Chegando lá, basta entrar e mostrar o seu bilhete de ônibus para o funcionário da estação. Ele irá encaminhá-lo para uma salinha de espera até o transporte sair. O sistema costuma ser pontual, então não é preciso aguardar muito tempo.

Ônibus até Ollantaytambo

O ônibus em que você vai embarcar tem Ollantaytambo como destino. A pitoresca cidade, lar do Vale Sagrado, também abriga a estação de trem que faz parte do nosso roteiro. A viagem dura cerca de 2 horas — e inclui paisagens de um Peru autêntico e de natureza exuberante.

Ao chegar, vai começar a perceber o movimento aumentando (o fluxo de turistas é grande). Mas não se preocupe, um profissional do próprio ônibus guiará os passageiros até a estação de trem, em uma caminhada curta. Mesmo se estiver viajando sozinho, não tem erro, só siga o funcionário e o fluxo.

Uma vez na estação, novamente será encaminhado para uma salinha de espera. Logo ao lado há uma lanchonete, caso queira comprar algo para comer ou tomar um café. Apenas fique atento ao horário de saída da sua locomotiva e ao número dela (está especificado no seu bilhete).

Trem Expedition
Imagem: Unsplash

Trem até Águas Calientes

Até os menos impressionáveis sentem que agora o passeio está começando de verdade (eu, emocionada, já sentia isso desde o transfer).

O itinerário do trem dura 1 hora e meia, mais ou menos. É até difícil ver o tempo passar, uma vez que a atmosfera andina toma conta da gente. Pode preparar a câmera ou o celular para as fotos, quanto ao brilho no olhar, ele já surge naturalmente.

Eu optei pelo trem Expedition no meu roteiro, esse é o mais econômico, porém super confortável. Há serviço de bordo nos vagões, mas os lanches e bebidas devem ser pagos à parte, se quiser consumir alguma coisa. Caso tenha escolhido ir de Vistadome (de categoria superior), a passagem já inclui um lanchinho e apresentações artísticas/culturais.

Tour de 1 dia em Machu Picchu: vista do trem
Imagem: Acervo Pessoal

Recepção em Águas Calientes e subida à Machu Picchu

A entrada em Águas Calientes — também chamada de Machu Picchu Pueblo — é outro ponto alto da viagem. O povoado fica aos pés de Machu Picchu e às margens do Rio Urabamba, sendo rodeado pelas montanhas e por larga vegetação. Bucólico é pouco para definir.

A cidade, apesar de pequena, conta com bastante infraestrutura turística. Não faltam restaurantes, hospedagens e lugares para comprar artigos peruanos.

Se contratou uma agência, ao desembarcar do trem será preciso caminhar apenas alguns metros até encontrar o espaço onde guias recepcionam os recém-chegados. Logo verá alguém carregando uma plaquinha ou chamando pelo seu nome.

Basta se identificar e segui-lo, o agente te levará para o ponto do ônibus que sobe até nosso almejado destino.

A fila para o transporte tende a ser grande, mas os ônibus estão sempre chegando e saindo, então o tempo de aguardo não é absurdo. A subida para a atração, por sua vez, leva cerca de 20 minutos (minutos esses que você, provavelmente, passará em um misto de fascínio e espanto pela grandiosidade da natureza).

Antes de entrar no ônibus, a pessoa que te acompanhou em Águas Calientes já terá informado o nome do guia que o acompanhará pelo tour lá em cima. Chegando, basta tornar a procurar uma plaquinha ou ouvir seu nome.

Tour em Machu Picchu

É um desafio descrever as horas passadas em Machu Picchu. Acredito que cada pessoa vive uma experiência com o lugar e elas podem ser distintas. Minha única certeza, no entanto, é de que ninguém passa batido por ele.

Para contextualizar um pouquinho, a cidade começou a ser construída por volta de 1450, século XV. A invasão dos espanhóis no período da colonização não provocou sua destruição, principalmente por estar localizada em área de difícil acesso (os colonizadores não conseguiram chegar ali). Essa preciosidade inca permaneceu praticamente secreta, conhecida apenas pelos moradores locais, até o ano de 1911.

Meu contato com essa literal maravilha foi de admiração.

Cada construção, cada minuto ali, nos revela uma sabedoria, uma riqueza de conhecimentos. Os incas pensavam em cada detalhe que pudesse preservar o espaço e fazê-lo prosperar, tudo isso em uma relação de respeito e proximidade com o natural. A parte triste é saber que precisaram abandonar a cidade antes de sua finalização completa (também por conta das invasões espanholas).

O tour de 1 dia em Machu Picchu é feito de acordo com o circuito escolhido na hora da compra do ingresso. Os mais populares são os circuitos 1 e 2, que permitem visita pela cidade e pelos mirantes.

A caminhada costuma durar cerca de 2 horas e a presença de um guia enriquece demais o momento.

Tour de 1 dia em Machu Picchu: mirante
Imagem: Acervo Pessoal

Descida para Águas Calientes e retorno

Você sairá do atrativo pelo mesmo espaço onde entrou, coladinho no ponto de ônibus. Ali, entrará na fila para aguardar o seu transporte de retorno a Águas Calientes (nos arredores há um restaurante, caso queira passar mais um tempo no local).

O ônibus deixará você no povoado, onde poderá almoçar ou passear com mais calma — normalmente, o período livre entre a saída de Machu Picchu e o retorno para a estação de trem é de aproximadamente 2 horas.

Se quiser uma dica de lugar para almoço, fica a sugestão do Full House. Ele tem atendimento gentil, comida gostosa e uma vista sensacional do rio.

Finalizada a passagem pelo pueblito simpático, é só se dirigir à estação (existe sinalização na rua, caso não lembre o caminho) e aguardar o seu trem de retorno a Ollantaytambo.

A partir de então, o trajeto é igual ao que fez na chegada. O retorno a Cusco acontece na parte da noite, eu cheguei na minha hospedagem pouco antes das 21:00 horas. E com a alma lavada, cabe destacar.

Full House Craft Beer e Cozinha Peruana
Imagem: Acervo Pessoal

Dúvidas frequentes

Quando se trata do tour de 1 dia em Machu Picchu, alguns detalhes podem tornar sua atividade mais otimizada e fluida. Confira informações práticas para se organizar:

Quando visitar Machu Picchu?


Para evitar chuvas frequentes durante o passeio, a melhor época para visitar Machu Picchu é aquela entre maio e setembro. Dentro desse período, nos meses de julho e agosto o atrativo tende a ficar cheio de turistas, por conta das férias no hemisfério norte.

No verão, é provável que você pegue um clima instável na região. Dependendo da quantidade de chuva, é possível que o ponto turístico até mesmo feche por razões de segurança.

Falando de minha experiência, eu fui no início de outubro e tive sorte com o tempo. Peguei chuva quando cheguei em Águas Calientes, mas, assim que ingressei na maravilha do mundo, o sol apareceu.

O que levar para o passeio?


Para deixar o dia mais tranquilo, vale a pena levar: água, um lanchinho, protetor solar, repelente e capa de chuva. Prefira, ainda, ir com calçados confortáveis (você vai caminhar bastante).

Qual agência contratar?


Muitas agências em Cusco oferecem o tour a Machu Picchu. Entretanto, se está com a agenda apertada, é extremamente indicado que reserve o passeio com antecedência, ainda no Brasil.

Isso porque o número de visitas ao atrativo tem um limite diário e os ingressos esgotam rapidamente.

Na hora de pesquisar e decidir por uma empresa, leia avaliações e feedback (no Google e no TripAdvisor, por exemplo). Eu fiz o meu bate e volta com a Peru & U, reservando através do Get Your Guide. Foi tudo ótimo e recomendo, principalmente o guia Paulo, que me acompanhou na cidade inca — ele fala português, inclusive.

É possível fazer por conta própria?


É possível fazer todo o trajeto de ida e volta a Machu Picchu por conta própria. Lembre-se apenas de reservar todos os bilhetes com cuidado e certa antecedência.

Para visitar a atração, em si, será importante um guia. Mas há profissionais disponíveis na própria entrada do local. Atenção: o ingresso você já deve ter em mãos, não deixe para comprar lá, de jeito nenhum.

Leia também: Destinos baratos na América do Sul

E então, qual é a sua opinião sobre o tour de 1 dia em Machu Picchu? Se ainda tem dúvidas, pode ficar à vontade para deixar uma pergunta nos comentários. E se optar por viver a experiência, depois me conta o que achou. Boa viagem!

Oi! Tudo bem por aí?

As recomendações feitas no Viagem Latina são baseadas em minhas próprias experiências ou em uma avaliação cuidadosa de muitas outras opiniões reais. 

Quando você adquire um produto ou serviço através de links parceiros, não paga nada a mais por isso e ajuda a financiar o blog. Obrigada! ♥

Reserva de hospedagem: via Booking
Ingressos e passeios: via Get Your Guide
Seguro de Viagem: via Seguros Promo
Itens de viagem e outros: via Amazon

Deixe um comentário