Clássico! Está aí um lugar que dispensa apresentações: dono de letras de música, arte viva, praias icônicas e clima boêmio. Já deu para perceber que não faltam opções de o que fazer em Ipanema, né?
O bairro é versátil, oferecendo programação para diferentes gostos. Ele atende desde o turista que busca um lugar tranquilo para relaxar, na companhia de um pôr do sol inesquecível, até o viajante aventureiro. Os que curtem sofisticação também encontram espaço.
Neste artigo, veja um guia completo de atrativos na terra da Garota de Ipanema. Confira atividades, restaurantes elogiados e hospedagens que vão te fazer se sentir em casa. Bora mergulhar nessa experiência sensorial que é descobrir um dos redutos mais famosos do Rio de Janeiro.
O que fazer em Ipanema
É normal que a gente logo associe Ipanema a belas praias. Nada mais justo, né? Mas se você gosta de outros tipos de encantos, não se preocupe.
O berço da Bossa Nova também é lar de casas de cultura, parques arborizados, vistas para contemplação e até galerias. Isso sem falar no amplo leque de restaurantes, bares e quiosques à disposição.
Reservar ao menos 1 dia para explorar o bairro é boa pedida, colocando no roteiro suas atrações favoritas.
Para elegê-las, dê uma olhada na lista completinha de possibilidades:
Praia de Ipanema
Vamos combinar que você precisa beber um mate ou comer um Biscoito Globo na praia? E se quer um lugar para viver essa iniciação carioquíssima, pode apostar na Praia de Ipanema.
A extensão da praia engloba os postos que vão de 7 a 10 — postos são, de fato, postos salva-vidas espalhados pela orla e que, por serem numerados, servem como pontos de referência para localização.
Eles também ajudam a definir onde você vai aproveitar mais, dependendo do seu estilo. Os postos 7, 8 e 9 tendem a ser bem movimentados e plurais, enquanto o 10 (já chegando perto do Leblon), guarda uma atmosfera mais calma e com menor fluxo de pessoas.
Em todos os casos, espere beleza e aquele típico clima “pé na areia”.
Feira Hippie (Feirarte)
Imagine uma feira a céu aberto que respira arte e contracultura e que segue conquistando o público desde os anos 60.
A Feira Hippie de Ipanema ocorre aos domingos, em plena Praça General Osório (próximo à estação de metrô). Se você curte esse tipo de passeio, é possível passar horas caminhando pelas centenas de exposições disponíveis.
Entre os itens vendidos estão quadros, roupas, bijuterias, esculturas, bolsas, velas e souvenires. Isso só para citar alguns. Não é raro, ainda, ver apresentações de artistas independentes.
Praia do Arpoador
A Praia do Arpoador é vizinha de Copacabana.
Sua popularidade tem um motivo forte: o pôr do sol visto dali. É lindo! Se puder, vá em um fim de tarde.
Para completar, a praia é ideal para surfistas ou para quem quer ter aulas de surf — isso por conta de suas ondas maiores. Outro ponto de interesse que mantém é a estátua do cantor e compositor Tom Jobim.
Pedra do Arpoador
Sabe o pôr do sol sobre o qual falamos ali em cima? Se quiser avistá-lo de um ângulo melhor, vá até a Pedra do Arpoador.
A pedra já se tornou um dos pontos turísticos queridinhos do Rio e, de qualquer parte em que esteja, permite vistas bonitas da cidade. Para chegar ao topo dela, é preciso fazer uma trilha improvisada, mas super leve.
Principalmente no verão, o lugar lota de pessoas interessadas em acompanhar o entardecer. É muito especial acompanhar o espetáculo da natureza, com direito a aplausos dos presentes.
Justamente por encher tanto, apenas evite se distrair dos seus pertences ou ir com objetos de valor no corpo (como cordões ou relógios). Isso fará com que seu momento seja mais seguro e inesquecível.
Teatro Ipanema
O Teatro Ipanema tem mais de 50 anos de existência e, pelo tamanho e estilo, mantém uma aura de aconchego, de intimismo.
Algo que o torna uma possibilidade para os apaixonados por arte é justamente o fator paixão. Os artistas que se apresentam no palco são sempre elogiados pelo talento, dedicação e amor pela arte — algo que fica evidente durante os espetáculos.
A agenda de programação inclui tanto shows musicais quanto peças.
Galeria Ipanema
Continuando na pegada artística, temos a Galeria de Arte Ipanema.
O prédio onde está encrustada é uma beleza por si só. Lá dentro, o que impera é uma ode ao modernismo brasileiro. Tanto que dá para encontrar obras de grandes artistas, como DiCavalcanti, Portinari e Volpi.
Além do acervo, o espaço costuma receber exposições bacanas. O funcionamento é de segunda a sábado, com entrada franca.
Arquipélago das Cagarras
Na Praia de Ipanema, é difícil não fazer a mente voar direto para a paisagem que vemos ao focar a atenção no mar. Logo à frente está um arquipélago que guarda vida natural riquíssima, o Arquipélago das Cagarras.
O passeio até lá é indicado tanto para mergulhadores quanto para quem deseja ver o Rio de um novo (e maravilhoso) ângulo. O desembarque só é permitido em uma das ilhas (elas são sete no total), porém, a navegação já vale demais. Espere avistar aves, diversidade de peixes e, dependendo da época, até golfinhos e baleias jubarte.
No Get Your Guide dá para encontrar tours que realizam a atividade.
Parque Garota de Ipanema
O Parque Garota de Ipanema fica entre os bairros de Copacabana e Ipanema, bem próximo à Praia do Arpoador.
Um de seus encantos é a vista que proporciona, principalmente a partir dos mirantes e pistas de skate. Para dar uma olhada no visual, é necessário fazer uma trilha simples e aberta a todos.
A dica, no entanto, é observar o movimento antes de ingressar nelas. Especialmente durante a baixa temporada, quando o lugar fica mais deserto, verifique o ambiente e se está se sentindo seguro, combinado?
O parque também possui área de recreação infantil, quadras de esporte e pista de patinação.
Casa de Cultura Laura Alvim
Você sabia que Laura Alvim é considerada a primeira garota de Ipanema? Literalmente falando, tá?
De família tradicional no âmbito da cultura, sua casa era um verdadeiro ponto de encontro na década de 20 (reunindo escritores, jornalistas, poetas, músicos e atores para saraus e festas).
Hoje o casarão funciona como um importante centro cultural, sediando dois teatros, cinemas, galeria de arte e espaço gastronômico. Além do mais, conserva uma coleção de móveis e objetos de Laura, que ajudam a contar sua história ao longo dos anos.
Visite o espaço de terça a domingo, das 13:00 às 22:00.
Museu Amsterdam Sauer
O Museu Amsterdam Sauer não é muito divulgado, tampouco é um lugar com acervo extenso. Porém, é prato cheio para quem aprecia pedras preciosas ou deseja entender sobre suas formas brutas e lapidadas.
Por ali você encontrará itens raros, como a única réplica da Coroa Imperial de Dom Pedro II e a maior alexandrita do mundo. Outro ponto forte do museu é que ele exibe a réplica de uma mina, mostrando onde as gemas se formam.
A visitação acontece de terça a sexta, das 10:00 às 19:00. Aos sábados, abre até as 16:00.
Restaurantes
Experimentar restaurantes de diferentes culinárias também faz parte do papo sobre o que fazer em Ipanema. O bairro apresenta um leque de possibilidades, que passa por estabelecimentos populares, cheios de tradição, e vão até aqueles mais recentes e promissores.
Algumas sugestões para descobrir e se deliciar:
- Le Pulê: restaurante e bar de pegada francesa. O ambiente é um charme, ornamentado com plantas, e o menu é variado (suas carnes e frutos do mar são famosos);
- Posì Mozza & Mare: restaurante gourmet de comida italiana. O carro-chefe são os frutos do mar. Também tem como ponto alto a decoração do ambiente, assim como uma área externa convidativa;
- Cantina da Praça: restaurante no estilo cantina italiana, com pratos bem servidos e atendimento elogiado. Funciona, ainda, como cafeteria (para lanches rápidos ou café da manhã);
- Pura Brasa: aquele espaço para petiscar e tomar um chopp ou drink. As carnes são destaques no menu, como a picanha na brasa;
- Mercearia da Praça: tradicionalíssimo restaurante de culinária portuguesa. Tem um bolinho de bacalhau e uma rabanada recheada de dar água na boca. A carta de vinhos também é bastante ampla.
Vida noturna
Sem dúvidas, uma experiência autêntica de vida noturna em Ipanema é: sentar em um barzinho/boteco, curtindo um tira gosto e música ao vivo.
E sobram opções de lugares onde é possível fazer isso. A Rua Farmes de Amoedo, por exemplo, é uma das mais conhecidas quando o assunto é noite animada. Além dela, você não terá dificuldades de encontrar alternativas, de acordo com os ambientes que mais gosta.
Se a ideia é suspirar com a noite praiana, admirando o mar e a orla, a dica é observar o fluxo. O motivo é que, fora dos finais de semana e da alta temporada, a orla de Ipanema tende a ficar relativamente vazia. Neste caso, o calçadão de Copacabana pode passar maior sensação de segurança.
Onde ficar em Ipanema
Ipanema não é só lar de atrações, mas um ótimo bairro para hospedagem no Rio.
A parte boa de optar por ele é, com certeza, ter facilidade de se locomover para outras áreas; contar com boa infraestrutura de comércio; e o fator segurança.
O lado negativo, por sua vez, são os valores das hospedagens (normalmente mais altos do que em localidades vizinhas, como Copacabana e Botafogo).
Alguns pontos para sua estadia: perto da Praça General Osório e pelos arredores da praia em si.
Atenção: por causa da grande procura, as acomodações tendem a esgotar rapidamente. Se estiver com viagem marcada para um feriadão ou no auge do verão, reserve com antecedência.
Leia também: onde se hospedar em Copacabana
Melhores hospedagens econômicas
Ipanema é bem servida de hostels completinhos, capazes de trazer conforto e interação para seus dias de viagem. Os hotéis com bom custo-benefício seguem como uma ideia adicional, em especial para quem procura quartos duplos.
Olha só as sugestões:
Ipanema Beach House
O Ipanema Beach House é um albergue cheio de vida, que aposta no conjunto: localização estratégica, instalações interessantes e equipe atenciosa. Coringa! O local está a 2 quadras da praia e a 1 quadra do metrô. O ambiente externo é uma graça, com piscina, bar e jardim.
Ipanema Club Hostel
A cerca de 200 metros do Posto 9 (uma das partes mais movimentadas da Praia de Ipanema) está o Ipanema Club Hostel. Com acomodações confortáveis e café da manhã incluído nas diárias, o hostel fornece um serviço bastante elogiado. A proximidade que mantém com comércios, bares e restaurantes merece ser destacada.
Hotel Vermont
Em plena Visconde de Pirajá, o Vermont surge como opção para aqueles que não abrem mão de ficar em hotel. Suas suítes são eficientes, possuindo mesa de trabalho, TV a cabo e ar-condicionado. Na parte externa, conte com restaurante, bar e academia.
Hotéis em Ipanema de frente para o mar
Quer investir em uma experiência de alto padrão, em acomodações que oferecem vista radiante e serviços exclusivos?
Em Ipanema, é tranquilo encontrar alternativas que atendam suas necessidades. Na verdade, o difícil mesmo é definir uma preferida.
Os melhores hotéis:
Hotel Fasano
É impossível falar de hospedagem em Ipanema sem citar o Hotel Fasano. Alguns dos (muitos) mimos que proporciona: piscina de borda infinita, vista deslumbrante para o mar, restaurante de cozinha italiana, bar, spa, centro de bem-estar, sauna e academia. Os quartos são um show à parte, dispondo de varanda e demais facilidades.
Hotel Arpoador
O Hotel Arpoador tem suítes charmosas, com detalhes que tornam suas diárias bem especiais. Por exemplo: vista do mar, roupão de banho e até uma rede para relaxar. O café da manhã é servido na varanda térrea do prédio e o restaurante apresenta culinária nacional, apostando em ingredientes orgânicos e frescos.
Sol Ipanema Hotel
Entre as singularidades do Sol Ipanema Hotel está o café da manhã, servido de frente para a imensidão do mar. A piscina do espaço também fica de frente para a praia, assim como alguns quartos. Os funcionários do hotel são conhecidos pela cordialidade, ficando à disposição para ajudar com dúvidas e organização de atividades.
E aí, decidiu mergulhar nas opções de o que fazer em Ipanema? O bairro vai entrar nos seus planos? Espero, então, que ele consiga atender as expectativas e promover lindas lembranças. Depois me conta o que achou!
Oi! Tudo bem por aí? As recomendações feitas no Viagem Latina são baseadas em minhas próprias experiências ou em uma avaliação cuidadosa de muitas outras opiniões reais. Quando você adquire um produto ou serviço através de links parceiros, não paga nada a mais por isso e ajuda a financiar o blog. Obrigada! ♥ Reserva de hospedagem: via Booking Ingressos e passeios: via Get Your Guide Seguro de Viagem: via Seguros Promo Itens de viagem e outros: via Amazon